top of page

Presença: evento empodera mulheres no Instituto Tomie Ohtake

  • Foto do escritor: naomekahlo
    naomekahlo
  • 4 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

Alinhavando as exposições e atividades realizadas neste ano no Instituto Tomie Ohtake, o espaço realiza programação especial voltada a discutir os espaços que a mulher ocupa hoje - da cultura a outros âmbitos da sociedade - com oficinas, iniciativas acessíveis, visitas guiadas e, encerrando a programação, bate papo intitulado "Sou Dessas" com Afros e Afins por Nátaly Neri, Preta-Rara e Giovana Xavier. Tudo com entrada gratuita.

Programação dia 05/08

10:00-13:00: Visita + oficina de criação para pessoas com deficiência visual (com Lívia Motta) 11h-12:10: No Colo - atividade para bebês e famílias seguindo o tema da exposição “Invenções da mulher moderna - para além de Anita e Tarsila’ 12:00-15:00: Abertura exposição Geórgia Kyriakakis com visita guiada pela artista 14:00- 16:00: Visita + oficina de criação para surdos e ouvintes (com Isadora Borges) 14:30-15:40: No Colo - atividade para bebês e famílias seguindo o tema da exposição “Invenções da mulher moderna - para além de Anita e Tarsila’

Programação dia 06/08

15:00-16:30: Visita com educador na exposição ‘Invenções da mulher moderna, para além de Anita e Tarsila’ 15:00-18:00: Atividade prática em ateliê com Loo Nascimento - Afrotonizar 18:00-20:00: Bate papo “SOU DESSAS" com Preta Rara, Nátaly Neri e Giovana Xavier

Food trucks / Comidas preparadas por mulheres As Lourdetes Tabuleiro do Acarajé Oh my Milkshake

 

No Colo


Bebês e suas famílias são convidados para mais um No Colo, ação que oferece possibilidades de diferentes encontros a partir das exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. Conhecer as pinturas de artistas mulheres; olhar nos olhos; ver a mãe; refletir sua imagem e desenhá-la sobre espelhos serão alguns de nossos convites para esse encontro!


Participação gratuita

Para bebês de até 18 meses com um ou dois acompanhantes

Vagas limitadas. Inscrições pelo site: www.institutotomieohtake.org.br

 

Oficina estamparia com Loo E Luma Nascimento | AFROTONIZAR

Afrontizar

Imagem: Afrotizar

O Afrotonizar é um projeto de formação e promoção do empreendedorismo da população negra em bairros populares de Salvador. Acreditando no potencial da economia criativa em desenvolver socialmente e culturalmente a vida da população negra, a ação planeja dinâmicas e estratégias para a exploração de potencialidades criativas de cada bairro, no objetivo de promover a consciência coletiva, o crescimento socioeconômico e novos modelos colaborativos nas comunidades. Durante 2 meses o Afrotonizar pretende circular por quatro bairros (Centro, Liberdade, Uruguai e Plataforma), promovendo durante uma semana em cada comunidade, imersões criativas com oficinas de empreendedorismo, moda, cosméticos, gastronomia, audiovisual e ações culturais e sociais que busquem incentivar as indústrias de economia criativa destes territórios e implementar estratégias de potencialização das habilidades e capacidades das comunidades. O Afrotonizar busca incentivar a criação de novas ideias e modelos de empreendimentos, bem como colaborar para o desenvolvimento dos já existentes nestes espaços. É um projeto importante na construção e fortalecimento da produção cultural do estado da Bahia, por desempenhar ações que formem e afirmem a cultura ancestral do território baiano, ocupando espaços públicos, descolonizando pensamentos e redemocratizando os acessos e consciência de utilização destes espaços.


Luma Nascimento/Afrotizar

Financiado pelo Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia, o projeto conta com uma equipe de profissionais com experiência na produção cultural e nas temáticas abordadas propostas, oferecendo à sociedade a garantia de um projeto de qualidade. A iniciativa conta com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do site Lista Negra, que conta histórias de vidas de empreendedores negros, e das lideranças comunitárias e organizações dos territórios onde as as oficinas serão realizadas, como o bloco afro Ilê Ayiê, o Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, a Rede de Protagonistas de Itapagipe (Reprotai) e o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS).


Loo Nascimento


Criadora da marca Dresscoração, a baiana é modelo e estudou marketing e cool Hunter em SP onde reside e hoje se dedica ao seu projeto e marca simultaneamente. Teve seu nome e rosto citados no BuzzFeed e outros sites que fazem referência a influências na internet além de ter sua marca citada por plataformas como a Lilian Pacce e Vogue América. Em 2017 teve sua história contada pelo @instagramBrasil e foi uma das 30 mulheres escolhidas para representar tantas outras na exposição física promovida pelo @instagram em SP, em homenagem à força da voz feminina expressa pelo uso do aplicativo. Também homenageada pelo facebook na campanha #ElaFazHistória que incentiva o empreendedorismo entre mulheres brasileiras.


Recentemente foi citada pela VOGUE América como uma das 5 mulheres brasileiras a serem acompanhadas por suas informações de moda. É responsável também pelo projeto Bráfrica em nós e faz parte do time de influenciadores NikeLab, selo street fashion da

Nike, que chegou em 2016 ao Brasil. No Afrotonizar ministrará a oficina de moda. Oficina Estamparia

Responsáveis: Loo Nascimento e Luma Nascimento Oficina com foco em estamparia manual, a partir do uso de tecidos, pedaços de madeira, ideias de desenhos, entre outros materiais que possibilitam qualquer pessoa a empreender no ramo com pouco, mas com requinte e originalidade. A atividade também abordará questões sobre vestuários e estampas africanas e suas influências na moda brasileira, o reconhecimento e montagem de padrões e estilos por meio da técnica da estamparia e como se dão as escolhas de cartela de cores, amarrações de indumentárias.


Inscrições pelo site www.institutotomieohtake.org.br

 

Bate papo com Preta Rara, Nátaly Neri e Giovana Xavier

Nátaly Neri

Nátaly Neri é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo - EFLCH, onde se dedica ao estudo da educação crítica com recorte étnico - racial, atuando também em um programa de pesquisa sobre docência e formação de professores (PIBID), que a coloca diretamente em contato com a educação pública no Brasil. Além disso, participa de coletivos feministas e ligados diretamente aos Movimentos Negros dentro do espaço acadêmico.

Nátaly Neri também é idealizadora e produtora de seu próprio canal no Youtube, o 'Afros e Afins', que tem como objetivo geral estimular a autonomia financeira, intelectual e estética da mulher negra, a partir de discussões sobre consumo consciente e autônomo, racismo e empoderamento feminino, sempre ancorada nos conhecimentos acumulados e constantemente atualizados em seu curso e sua militância. Seu canal tem mais de 200mil inscritos.


Preta Rara


Joyce Fernandes, 32 anos, é conhecida como Preta Rara, é rapper, turbanista, professora de história e poetisa. Sua trajetória é marcada pela atuação e militância em movimentos negros e feministas. Suas músicas falam sobre empoderamento feminino, racismo, machismo, gordofobia e relacionamentos amorosos. Lançou seu primeiro disco, ‘Audácia’, em outubro de 2015. Tornou-se porta-voz das empregadas domésticas no Brasil depois de criar a página Eu Empregada Doméstica no Facebook.



Giovana Xavier




Professora de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFRJ, Doutora em História Social pela UNICAMP), Coordenadora do Grupo Intelectuais Negras e autora do blog ‘Preta Dotora’.


Comments


Comentários

leia também:

bottom of page