top of page

Girls Rock Camp abre inscrições para o primeiro acampamento musical de meninas em Curitiba

  • Foto do escritor: naomekahlo
    naomekahlo
  • 24 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Garotas de 10 a 17 anos podem participar da colônia de férias, que diverte e educa para o protagonismo feminino por meio da música

Ilustração de uma banda de rock feminina com cinco integrantes. A primeira, ao fundo à esquerda, tem cabelo curto rosa, veste um casaco felpudo azul, uma blusa listrada branca e amarela, calças na cor vinho e tênis, olha para baixo ao teclado que toca. Ao seu lado esquerdo, também ao fundo, está uma menina de pele escura, cabelos pretos lisos e longos, vestindo blusa listrada e um colete roxo por cima, toca uma bateria vermelha, olha pra frente com um sorriso no canto da boca. Em primeiro plano estão as outras três integrantes. À esquerda uma menina de cabelos cacheados ruivos toca uma guitarra ou baixo de olhos fechados, vestindo uma blusa com estampa de animal, calça azul, tênis e usa óculos. Uma menina de cabelos curtos azuis veste uma blusa amarela com o desenho de uma melancia, saia rosa e uma calça roxa com estampas de corações por baixo, usa tênis também rosa, toca guitarra enquanto olha para baixo. Ao centro das duas está uma menina de pele escura e cabelo crespo preso. Ela está ajoelhada no chão e segura um microfone com as duas mãos, está com a boca aberta e os olhos apertados. Veste uma blusa preta, short vinho e meia-calça amarela com o desenho de gatos no joelho, bem como um arco com orelha de gato e uma cauda com estampa felina.

O projeto internacional e voluntário Girls Rock Camp está com inscrições abertas para sua edição inicial em Curitiba, que acontece entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2018. Durante seis dias, meninas de 10 a 17 anos poderão participar de uma colônia de férias musical diurna, com atividades que vão desde tocar um instrumento até se apresentar em um show, passando pela formação de banda e composição de canções.

Com o apoio de uma produtora e uma empresária, as campistas vão conviver como uma banda e preparar um show de encerramento aberto aos pais e à comunidade. As práticas de música e ensaios serão alternadas com palestras e oficinas com conteúdo voltado ao empoderamento feminino. O acampamento será realizado das 9h às 17h, na sede 2 da Escola Projeto 21, localizada no bairro Mossunguê.

“As meninas vão criar bandas compostas por guitarra, baixo, vocal, teclado e bateria, mas não é necessário ter experiência musical para participar. Elas poderão desenvolver valores como liderança, criatividade, colaboração, pensamento crítico e respeito às diferenças. Queremos mostrar que toda menina pode ser protagonista e fazer tudo que quiser”, conta a produtora cultural Roberta Cibin, que coordena o projeto com outras voluntárias.

Como se inscrever?

O Girls Rock Camp Curitiba terá 36 vagas, preenchidas conforme a ordem de inscrição. Para participar, é necessário responder o formulário disponível neste link. O documento tem perguntas direcionadas à pessoa responsável e outro campo específico para a campista. O prazo para se inscrever termina no dia 31 de outubro e a confirmação será enviada às participantes no dia 13 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 350 por campista. O valor será destinado para cobrir os custos do projeto, que é promovido voluntariamente, sem fins lucrativos e com fundos limitados. “Graças ao suporte de nossa rede de mulheres apoiadoras, vamos oferecer almoço às campistas. Já os lanches da manhã e da tarde deverão ser trazidos de casa pelas meninas”, explica a produtora cultural.

Para tornar o projeto acessível a todas as candidatas, as inscrições de oito meninas serão subsidiadas com bolsa parcial ou total pelo Girls Rock Camp Curitiba. “Com a arrecadação de fundos que vem sendo realizada durante todo o ano e a dedicação das nossas voluntárias e da comunidade, nossa intenção é criar um evento que inclua todas as famílias, independente de seus recursos financeiros”, afirma Roberta.

Sobre o Girls Rock Camp

Fotografia de um palco, com holofotes em cima. Em plano de fundo à esquerda uma pessoa toca guitarra, ao fundo um homem toca bateria e à direita outra pessoa toca guitarra ou baixo. Ao centro, sob os holofotes, está uma mulher cantando e tocando guitarra e ao seu lado esquerdo um grupo de quatro crianças dividem um microfone.

O Girls Rock Camp pode ser resumido como uma semana de atividades que buscam ajudar garotas a construírem seu amor próprio por meio de uma programação que inclui educação musical e performance, palestras sobre empoderamento e justiça social, modelos positivos de conduta e desenvolvimento de habilidades de colaboração e liderança.

O projeto nasceu há 16 anos, em Portland (Oregon, EUA). Posteriormente, foi criado o Girls Rock Camp Alliance, que orienta a promoção dos acampamentos em todo o mundo. Em 2013, surgiu o Girls Rock Camp Brasil. Pioneiro na América Latina, o projeto mantém o propósito de empoderar meninas, incentivando a equidade de gênero por meio da música.

Curitiba será a terceira cidade brasileira a receber a iniciativa, que já ocorre em Sorocaba (SP) desde 2013 e, recentemente, também foi realizada em Porto Alegre (RS). É possível apoiar a realização do evento curitibano de diversas formas, basta conhecer as possibilidades de contribuição no site www.girlsrockcampcuritiba.org.

Comments


Comentários

leia também:

bottom of page