top of page

Review: A bruxa não vai para fogueira neste livro

  • Bruna Leão
  • 2 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Segunda obra de Amanda Lovelace é uma ode ao empoderamento feminino

"bruxa!", nos xingam eles.

ou pensam que xingam.

toda bruxa é uma mulher

que deixou sua raiva-fogo

incendiar o mundo

ao seu redor.

no clarão das chamas

que se alastram

rapidamente,

vemos o caminho

a seguir.

a história

das mulheres

se escreveu em meio

ao cheiro de queimado

por séculos

& séculos.

agora, não mais!

essa é a luta

de todas as que venceram

as chamas do preconceito

e da opressão

& descobriram como

amar profundamente

a si mesmas,

do jeito que são".

Assim se inicia a descrição dessa deliciosa obra, logo na orelha do livro. A bruxa não vai para fogueira neste livro é uma coletânea de poemas da renomada Amanda Lovelace. O livro é o segundo da série "As mulheres têm uma espécie de magia", seguindo o bestseller "A princesa salva a si mesma neste livro".

Nesta sua segunda obra, o misticismo que gira em torno das bruxas dá lugar a debates reais sobre as nossas fogueiras cotidianas. O livro é dividido em quatro capítulos: o julgamento, a queima, a tempestade de fogo e, por fim, as cinzas. Em cada um deles temas complexos são abordados, tais como abuso (inclusive infantil), estupro, distúrbios alimentares, morte, transfobia, entre outros.

A bruxa não vai para fogueira neste livro conta nossas próprias histórias em poesia. É impossível não se identificar com as ideias contidas em cada página, que nos atingem naquele espaço reservado na memória a tudo que (ultra)passamos para chegarmos até aqui.

São histórias de resiliência. E por trás dos versos existe uma raiva prestes a explodir.

Quem sabe a publicação deste livro não significou exatamente isso à autora: colocar para fora toda essa raiva que guardamos pelo que temos que passar por sermos mulheres. Não por menos o verso da capa traz a mensagem: "queime todos os que tentarem queimar você".

Assim, além de expressar seus próprios sentimentos Lovelace convoca todas as mulheres a se rebelarem contra as opressões que sofrem. A bruxa não vai para a fogueira neste livro porque ela própria se liberta das chamas.

As mulheres tem sim uma espécie de magia. São um perigo quando descobrem o que podem fazer com ela.

Quer descobrir também o seu poder interior? Apoie nossa campanha (a partir de R$ 20) e ganhe a versão em ebook de A bruxa não vai para a fogueira neste livro! É isso mesmo! Corre lá e garanta já o seu: www.catarse.me/naomekahlo

Comments


Comentários

leia também:

bottom of page