12 fatos incríveis sobre o clitóris
- Bruna Leão
- 19 de out. de 2015
- 4 min de leitura
Listamos aqui 12 curiosidades sobre seu clitóris, mas desde já nossa recomendação é: conheça-o de perto!
1. Se você quer se referir ao clitóris, aos lábios e a vagina em conjunto, vulva é o termo que os agrupa.

2. 50 a 75% das mulheres que têm orgasmos precisam que seu clitóris seja tocado (estimulação clitoriana).
A maior parte das mulheres não consegue ter orgasmos apenas com penetração.

3. O clitóris só é parcialmente visível a olho nu.

Na verdade, o clitóris tem quase 10 cm de comprimento (quase como o pênis flácido médio), mas ¾ dele estão escondidos de nossa vista, dentro do corpo da mulher. É um tesouro enterrado. Pense em todo o potencial de prazer nessa região inteira. Você já a explorou?
4. O clitóris cresce ao longo da vida da mulher.

Depois da menopausa, oclitóris pode se tornar 2,5 vezes maior do que era quando a mesma mulher eraadolescente. Não acho que houve de fato um estudo sobre a relação entre o tamanho do clitóris e o prazer, e não acho que as mulheres tenham um problema com o tamanho de seu clitóris, como os homens têm com o tamanho de seu pênis. Nunca nem conheci uma mulher que tenha medido seu clitóris, mas eu já conheci homens que mediram seu pênis.
5. O clitóris contém 8.000 terminações nervosas deliciosamente sensíveis.

Isso é o dobro do número de terminações nervosas na glande de um pênis. Desculpem, caras.
6. A maior parte de nós não sabe que todos os bebês têm exatamente o mesmo tecido genital quando são concebidos.
No marco de aproximadamente 12 semanas, a genitália de cada bebê começa a se diferenciar em um pênis ou em lábios. Somos mais parecidos do que diferentes. O clitóris e o pênis são o mesmo material montado de forma diferente. O clitóris tem uma glande, o prepúcio, tecido erétil e uma abertura muito pequena – todas as partes que um pênis tem. Ele até incha quando está excitado.

7. O clitóris é desenhado para dar prazer a uma mulher.
É seu único propósito. Não a reprodução.

8. Sim, existem vários tipos de orgasmos.
Orgasmos vaginais, cervicais e o ponto G existem, mas eles são muito mais difíceis para uma mulher alcançar do que o orgasmo clitoriano. Muito poucas mulheres conseguem atingir o orgasmo sem nenhum tipo de envolvimento do clitóris. Não há nada de imaturo sobre o fato de uma mulher ter orgasmos através de seu clitóris. Desculpa, Dr. Sigmund Freud.

9. O clitóris varia em tamanho e formato, dependendo da mulher.

Alguns estão escondidos pelo prepúcio, outros ficam para fora. Alguns preferem ser tocados de forma delicado e outros gostam de muita pressão. Leva tempo para se conhecer o clitóris de uma mulher. Não presuma que você sabe do que ele gosta. Vá sem pressa e conheça cada parte única do clitóris, assim como você conheceria sem pressa a mulher a quem ele pertence.
10. O orgasmo clitoriano pode trazer entre três e 16 contrações e pode durar de 10 a 30 segundos.
Mas isso não exlcui o fato de que muitas mulheres têm orgasmos múltiplos que podem incluir contrações pélvicas. Alguns educadores sexuais têm comparado e contrastado o orgasmo masculino e o feminino e concluíram que até o mais comum orgasmo clitoriano dura mais do que o mais fantástico orgasmo masculino. De novo, notícias meio ruins para os homens. As mulheres têm mais terminações nervosas no clitóris.
11. Pode ser exercitado

Como todos os músculos, os clitorianos também podem ser exercitados, deixando-os mais fortes e preparados para o prazer. Flacidez nessa área, por exemplo, é uma das maiores causas para a falta de orgasmo nas mulheres.
A sexóloga Valéria Walfrido indica os exercícios de pompoarismo, técnica que consiste na contração e no relaxamento dos músculos vaginais: “No clitóris há três componentes: cabeça, parte intermediária e base, além de inúmeras terminações nervosas que irrigam a pélvis. Essa região e seu entorno podem ser fortalecidos através de exercícios perineais e de musculação íntima. A potência desses músculos faz a diferença na hora do seu orgasmo e do ser amado”.
Sentada em uma cadeira, contraia os músculos da vagina até o ânus e segure por três segundos. Passado esse tempo, relaxe e repita o movimento até dez vezes. O pompoarismo é um ótimo exercício para os órgãos sexuais femininos além de uma técnica interessante para ser utilizada durante a penetração. Simples caminhadas também já ajudam a manter o clitóris fortalecido. Uma caminhada de 20 minutos diários tem a capacidade de aumentar as chances da mulher em atingir o orgasmo com maior facilidade. Isso ocorre porque o exercício estimula a irrigação de toda região genital em até 168% e o efeito dura por horas.
12. O clitóris não envelhece

Hoje sabe-se que o clitóris é um órgão que não envelhece. Isso significa que o passar dos anos em nada altera a sensibilidade dele, ou seja, com 19 ou 89 anos, a capacidade de se chegar a um orgasmo é a mesma!
* Texto retirado dos sites Huffington Post (traduzido por Bruna de Lara), Dicas de Mulher e Tudo Interessante.
Comments